Matheus Colen

Respostas no Fórum

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Dúvidas sobre a tabela de preços #2837
    Matheus Colen
    Participante

    Olá Valdir.

    Recomendo você a procurar cursos de roteiro básico. Há alguns muitos bons em São Paulo (Centro Cultural B_arco e a Roteiraria) e no Rio de Janeiro (Espaço Telezoom).

    Abraços!

    em resposta a: 13 Reason's Why #2472
    Matheus Colen
    Participante

    Muito legal, Tony.

    Não sabia que os autores não haviam planejado novas temporadas. Fiquei com a impressão de que ainda existe muita história pra ser contata. A Jess, o playboy e o próprio Clay tem assuntos a serem tratados ainda.

    E fiquei imaginando que se eles quiserem preservar a estrutura da série que foi usada na primeira temporada, podemos esperar algum tipo de conteúdo produzido pelo Alex rodando nessa turma novamente.

    em resposta a: Dúvidas sobre a tabela de preços #2168
    Matheus Colen
    Participante

    Olá Tom.

    Isso mesmo, a bíblia de dramaturgia é onde você terá todas as sinopses dos episódios, além dos outros elementos que você também pontuou.

    Abs!

    em resposta a: O Autor-Roteirista em outras mídias narrativas #2167
    Matheus Colen
    Participante

    Olá, Iramir.

    É possível sim aos roteiristas de quadrinhos fazerem parte da associação, apesar disso não estar explícito no estatuto, como você bem observou.

    Nós, inclusive, temos roteiristas dessa área dentre nossos associados. Você pode se aplicar para associação no link abaixo:

    http://www.abra.art.br/associe-se/

    Abraços!

    em resposta a: Dúvidas sobre a tabela de preços #2017
    Matheus Colen
    Participante

    Olá Andrade.

    Sobre a tabela de preços: ela pode sim servir como uma referência no momento de negociar seus trabalhos, sejam eles para TV ou cinema. Os valores da tabela são uma média de preços que elaboramos com base na experiência de mercado de nossos membros.

    Lógico que roteiristas mais experientes conseguem trabalhar com valores acima da tabela, e os iniciantes muitas vezes não conseguem fechar contratos nos valores mínimos recomendados. De qualquer modo, a tabela serve como uma referência para você avaliar se vale ou não a pena aceitar um valor muito inferior ao que está relacionado na tabela.

    Sobre sua dúvida a respeito das produtoras de cinema, confesso que não atuo diretamente nessa área. Mas eu diria que sua impressão está correta. De qualquer modo, melhor ouvir a opinião de quem atua com cinenma.

    Abraços!

    em resposta a: O Autor-Roteirista em outras mídias narrativas #1596
    Matheus Colen
    Participante

    Olá Osiris, Tiago.

    Também acho que faz sentido. Eu trabalho principalmente com TV, mas me aventuro em outras mídias como internet, games e literatura. Apesar disso, ainda não consegui atuar profissionalmente nessas outras áreas.

    A ABRA prevê em seu estatuto a proteção dos roteiristas em geral, não importando a mídia. Pra quem tiver interesse, o estatuto está neste link.

    Seria interessante os roteiristas que já conseguem atuar profissionalmente nessas outras áreas se manifestarem também sobre esse assunto dos valores a serem cobrados. A tabela de preços da ABRA é feita com base na experiência dos roteiristas da associação no mercado audiovisual. Acredito que nada impede de contemplar outras mídias também.

    Tem alguém aí que atua como roteirista fora do mercado de TV e Cinema?

    • Esta resposta foi modificada 6 anos, 3 meses atrás por Matheus Colen.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)