Dúvidas sobre a tabela de preços
- Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 5 meses atrás por
Matheus Colen.
-
AutorPosts
-
-
22/12/2016 às 16:18 #2014
andrade.screenplays
ParticipanteOlá. Ainda não pude me associar, mas tenho tentado promover meu primeiro roteiro. Tenho a forte impressão que não é comum os longas de ficção brasileiros serem produzidos com base em roteiros vendidos por autores independentes. Parece mais comum, salvo engano, o roteirista já ser produtor ou diretor. Senão é contratado por uma empresa produtora para coautorias com inúmeros tratamentos. Minhas dúvidas:
1) Essa minha impressão está correta?
2) Caso uma produtora como a Videofilmes aceite fechar comigo um contrato de compra e venda, até que ponto será realista de minha parte usar a tabela da ABRA? -
23/12/2016 às 12:22 #2017
Matheus Colen
ParticipanteOlá Andrade.
Sobre a tabela de preços: ela pode sim servir como uma referência no momento de negociar seus trabalhos, sejam eles para TV ou cinema. Os valores da tabela são uma média de preços que elaboramos com base na experiência de mercado de nossos membros.
Lógico que roteiristas mais experientes conseguem trabalhar com valores acima da tabela, e os iniciantes muitas vezes não conseguem fechar contratos nos valores mínimos recomendados. De qualquer modo, a tabela serve como uma referência para você avaliar se vale ou não a pena aceitar um valor muito inferior ao que está relacionado na tabela.
Sobre sua dúvida a respeito das produtoras de cinema, confesso que não atuo diretamente nessa área. Mas eu diria que sua impressão está correta. De qualquer modo, melhor ouvir a opinião de quem atua com cinenma.
Abraços!
-
24/12/2016 às 14:51 #2018
andrade.screenplays
ParticipantePuxa, Matheus, muito obrigado por resposta tão clara!
-
24/12/2016 às 15:17 #2019
Thiago Dottori
ParticipanteOla Andrade,
sobre sua observação de como funciona o mercado de roteiros, você tem uma impressão próxima de como acontece na maioria dos casos. De fato, não é muito comum existir um “mercado de roteiros”, ou seja, você apresentar um roteiro e o produtor ou diretor querer levar esse projeto em frente a partir daí (o que seria mais um modelo americano). Por aqui, os projetos costumam surgir por demandas das produtoras ou dos diretores. Você tem razão. A única pequena questão é que não necessariamente você seria co-autor (ainda que você seja contratado, muitas vezes você pode ser o único roteirista do projeto, trabalhando a partir de um tema ou de uma ideia).
Mas em resumo, sua impressão está correta. Os projetos nascem, geralmente, em outro lugar que não é a cabeça do roteirista – que, por sua vez, é chamado para desenvolver.
Ainda assim, é preciso ressaltar que em alguns casos isso tem acontecido – 3% é um exemplo disso, um projeto que andou a partir do roteirista – que permaneceu “apenas” roteirista ao longo do processo.
Abs -
02/02/2017 às 13:10 #2161
Tom S. Figueiredo
ParticipanteOlá. Sobre a tabela de preços, as sinopses/argumentos dos episódios da primeira temporada estão inclusos no valor referente à BÍBLIA DE DRAMATURGIA de série? Pergunto isso, pois na tabela (TV Fechada) não são discriminados os valores para criação das sinopses dos episódios, então imaginei que estavam inclusos no item “Bíblia de Dramaturgia”, que sei contemplar a criação do universo da série, seus personagens, arcos etc. Obrigado!
-
06/02/2017 às 11:30 #2168
Matheus Colen
ParticipanteOlá Tom.
Isso mesmo, a bíblia de dramaturgia é onde você terá todas as sinopses dos episódios, além dos outros elementos que você também pontuou.
Abs!
-
15/09/2017 às 11:20 #2817
Valdir
ParticipanteOlá Matheus e pessoal, não sou roteirista nem tão pouco tenho alguma coisa escrita porém única coisa que tenho e uma odeia inédita para um documentário para tv ou quem sabe para o cinema. Nesse momento estou a procura de pessoa que possa ame orientar , no que fazer e como funciona esse trabalho ou seja essa arte, lembrando que minha ideia está em minha mente só não sabendo como registar, se terei que escrever toda a produção ou somente a ideia que se estenderá no decorrer de cada apresentação.
Abraço
valdirnovosom@hotmail.com -
21/09/2017 às 14:09 #2837
Matheus Colen
ParticipanteOlá Valdir.
Recomendo você a procurar cursos de roteiro básico. Há alguns muitos bons em São Paulo (Centro Cultural B_arco e a Roteiraria) e no Rio de Janeiro (Espaço Telezoom).
Abraços!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.