Dúvidas Frequentes
posso enviar meu currículo para a abra?
Não. A ABRA não realiza contratações de roteiristas. Somos uma entidade sem fins lucrativos que representa os direitos de roteiristas profissionais em todo o território nacional, portanto não podemos dar seguimento a intermediações entre produtoras e profissionais. Todos os currículos enviados para a ABRA são desconsiderados.
posso enviar meu roteiro ou projeto para a abra produzir?
Não. A ABRA é uma entidade de defesa e representação dos direitos de roteiristas profissionais. Não somos uma empresa produtora ou distribuidora. Não fazemos captação de recursos a fim de viabilizar projetos audiovisuais. Todos os roteiros, argumentos, sinopses, bíblias dramatúrgicas e qualquer outro material de criação artística são desconsiderados pela secretaria e não chegam a qualquer associado.
posso registrar um roteiro pela abra?
Não. A ABRA não tem poder ou capacidade para registrar roteiros. O registro aceito pela Ancine, agência reguladora do Cinema Nacional, é emitido pela Biblioteca Nacional.
Para saber mais acesse o artigo de nossa parceira, Tertúlia Narrativa, no endereço: https://www.tertulianarrativa.com.br/registro
existe alguma vantagem em um iniciante se associar à abra?
Os associados da ABRA têm acesso a vários benefícios, como descontos em cursos de formação ou de especialização profissional, não apenas de roteiro, mas de outras áreas afim. Também existem parcerias de desconto para eventos do mercado audiovisual, presenciais e online. Os associados têm acesso a informações sobre as políticas públicas do setor e a atualizações de players, produtoras e do mercado de modo geral. Os associados também participam de grupos de integração (e-mail e whatsapp) e podem se organizar por áreas de interesse em grupos de trabalho e comitês formados por colegas de outras cidades e com mais experiência. Sendo associado, você também pode participar da gestão da associação, dos eventos internos promovidos pela Abra (como formação jurídica e de relacionamento com produtoras), votar no Prêmio ABRA de Roteiro e pode ter contato direto com centenas de profissionais de roteiro. Para saber mais, acesse nossa página de como se associar.
existe sindicato para roteiristas?
Não há sindicato específico, mas há casos em que roteiristas podem integrar um sindicato. Recomendamos que você acesse sites como o do Sindcine, do Sicav, do Sated, do SBAT e, especialmente, os sindicatos de radialistas da sua UF para mais informações.
qual é o CNAE para escrita de roteiro?
Os roteiristas que constituem CNPJ precisam do CNAE 90.01.9/99 – Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificadas anteriormente. Na subclasse do mesmo estão incluídas, entre outras, as atividades de elaboração de roteiros de teatro, cinema, etc.
quanto eu posso cobrar por um roteiro?
A ABRA publica uma tabela de preços de serviços com parâmetros de mercado para garantir uma remuneração justa para autores-roteiristas. Essa tabela é construída a partir do esforço voluntário de associados que se organizam em grupos de trabalho para pesquisar e catalogar essas informações e é referendada pela diretoria da associação. A ABRA não informa preços e valores de referência para serviços que não constem na tabela, mas está atenta para, todo ano, analisar mudanças no mercado de trabalho e no panorama da produção audiovisual, e considerar a inclusão de novas mídias e formatos de contratação no momento de atualizar a tabela. Para saber mais, acesse nossa Tabela de Preços.
como obter meu DRT de roteirista?
Existem algumas formas de obter o Cartão de Registro Profissional. Com as mudanças de governo, os órgãos responsáveis pela emissão do registro podem variar: atualmente, o responsável pela emissão é o Ministério da Economia. As Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) foram renomeadas para Superintendências. As informações atualizadas devem ser sempre conferidas no órgão público responsável.
Recomendamos a leitura destas informações: https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-se-como-profissional-para-atividades-exigidas-em-lei
Você pode solicitar seu registro profissional neste link:
http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seam