LIVE COM FINALISTAS DO PRÊMIO ABRA/ ABRAÇO

Na segunda, 1, às 19h, a ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas e a Rede Sina realizaram live com os roteiristas finalistas do Prêmio ABRA na categoria Prêmio Abraço, criada para dar visibilidade aos novos autores roteiristas que estão se destacando no mercado audiovisual. (CONFIRA NO VÍDEO ACIMA)
Participaram da live  Allex Miranda, Ana do Carmo, Bruno Victor, Mario Oshiro, Toni C, Renata Diniz. A mediação foi da Melina Guterres (Mel Inquieta), fundadora da Rede Sina e Dani Reule, roteirista.

O Prêmio ABRA de Roteiro é produzido pela Abra – Associação Brasileira de Autores Roteiristas – e tem a finalidade de valorizar os autores-roteiristas e ressaltar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual do país. A votação que determina indicados e vencedores é realizada pelas próprias pessoas associadas da Abra em dois turnos. Podem concorrer ao Prêmio as produções cujos roteiros são de autoria ou coautoria de roteiristas brasileiros, associados à Abra ou não. Devido ao isolamento social, a quinta edição será novamente em formato virtual. 

SOBRE OS ROTEIRISTAS:

Allex Miranda: Roteirista e ator natural da cidade de Nazaré – Bahia. É co-criador e roteirista- chefe da série “Casa da Vó”, uma série original WoloTv (www.wolo.tv). Mestre em Teatro com Especialização em Encenação/Direção e Interpretação, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE (Porto – Portugal) e Licenciado em Teatro com Especialização em Interpretação pela mesma instituição, realizou no Brasil diversas montagens teatrais como diretor e ator. Também tem ampla experiência como ator em produções audiovisuais no Brasil e em Portugal. Em 2018, lançou o livro “O Pequeno Príncipe das Ruas”, pela editora Uirapuru (São Paulo), sendo este o primeiro de uma trilogia. Inspirado no seu primeiro livro, escreve o roteiro do longa “ODÚS”, em parceria com o roteirista português Jaime Monsanto.

Ana do Carmo: Diretora e roteirista baiana, CEO da Saturnema Filmes, criadora do Películas Negras Lab. Foi vencedora de 16 prêmios e dirigiu 8 curtas, selecionados para diversos festivais nacionais e internacionais. Trabalhou na equipe de roteiro na série “Tez” e foi assistente de roteiro do longa “Poros”, em produção pela RT Features. Com o seu roteiro de longa-metragem “Sol a Pino”, foi finalista do Frapa e BrLab, selecionada para o NordesteLab (onde foi premiada com passagem e credenciamento para a Marché du Film do Festival de Cannes e com anuidade para o programa Cinema do Brasil), para o Nicho 54 (onde ganhou o prêmio Aspas Audiovisual), para a Gira Zózimo Bulbul (premiada com bolsa e consultoria da Netflix e TeleCine), para o Panlab e o MECAA, além de ter sido vencedora do Prêmio Cabíria (passando a integrar a Rede Paradiso).

Bruno Victor: Formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília e mestrando em Multimeios pela Unicamp. Dirigiu e roteirizou o curta “Afronte”, documentário exibido em Harvard, Festival internacional de cinema de Rotterdam e Festival de Havana, sendo premiado com o Coelho de Ouro de Melhor Curta-Metragem no Festival Mix de 2017; Também dirigiu o documentário “Lourdes Teodoro” (2016). Co-dirigiu o longa-metragem “Rumo” (lançamento previsto para 2022). Representou o Brasil no documentário, Kreativ durch die Krise para a ZDF TV (2020, Alemanha), foi curador do Festival de documentário Rastro (2020), integrante do comitê de seleção Festival Mix Brasil (2020) e integrou o corpo curatorial do concurso de roteiros para o Fade To Black Festival (2021).

Mario Oshiro: Dirigiu e roteirizou os curta-metragens “Erro 404” e “Cíclico”. Venceu o concurso “Inquietações SP” com o argumento cinematográfico de “Achados e Perdidos em SP”, em produção; Foi primeiro lugar no concurso NETLABTV, com o reality show “Batalha no Prédio: A Receita da Boa Vizinhança”, que também venceu o MIP Cancun Formats Pitch 2020 como melhor formato de série; e, com o longa-metragem “O Outro que Nos Habita”, foi Vencedor e Menção Honrosa na categoria Roteiro de Drama no Los Angeles Film Awards; segundo lugar no FRAPA 2019, e segundo lugar no GUIÕES. Autor do drama “Silêncio dos Afogados”, contemplado no ProAC nº 29/2019 para Desenvolvimento de Séries e cujo roteiro do episódio piloto ficou entre os semifinalistas do FRAPA 2020. Diretor do Lobo Criativo, coletivo de roteiristas especializado em criar conteúdo narrativo para diferentes plataformas e formatos de entretenimento.

Toni C: É roteirista do documentário finalista do 5o Prêmio ABRA, “Amarelo – É tudo pra Ontem”, estrelado por Emicida, grande sucesso da plataforma Netflix no ano de 2020. O paulista Toni C também é autor dos livros: “Sabotage – Um Bom Lugar” e do romance “O Hip-Hop Está Morto!”. Como produtor, atua há quase duas décadas na construção de vídeos-reportagens. Em 2002, ajudou a construir a LiteraRua, um coletivo de autores e produtores que praticam cidadania através de livros e da Arte de Rua. Tem como missão dar voz aos autores e artistas da cultura e da educação popular, nas mais variadas áreas, auxiliando assim para uma a bibliodiversidade de temas, cenários e personagens: https://www.literarua.com.br/

Renata Diniz: É roteirista e diretora que trabalha em Brasília-DF. O curta-metragem de ficção “O Véu de Amani”, que dirigiu e roteirizou, ganhou treze prêmios, entre eles o Kikito de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Gramado. Seu outro curta-metragem, “Requília”, ganhou Melhor roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Mostra Brasília). Foi finalista no Prêmio Cabíria na categoria de argumento infanto-juvenil com o longa-metragem de ficção “Rodante”.  Escreveu programas para TV como “Almanaque Saúde”, “Futura Profissão”, ambos do Canal Futura, além de “Cozinhadinho”, série infantil veiculada na TV Brasil. Participou do Laboratório Gullane de Narrativas Negras, onde fez parte da sala de roteiro da série de ficção Insônia. Codirigiu a série de ficção “Crias de Dulcina”, veiculada na TV Cultura. Atualmente é roteirista do Núcleo Narrativas da Negras da Viacom CBS.

Links de divulgação da live:

Face ABRA: 

https://www.facebook.com/239933882783300/posts/4211272192316096/

Face Rede Sina:

https://www.facebook.com/1441314122851601/posts/2986065018376496/

YouTube Rede Sina:

https://www.youtube.com/watch?v=LkA0Ogl0Wc8

 

O 5º Prêmio Abra será realizado dia 04/02, quinta-feira, às 19h30 no YouTube da Abra. Mais sobre em: https://www.premioabra.art.br/

 

Conteúdo via Rede Sina, publicado em:

SINA EM PAUTA: BATE-PAPO COM FINALISTAS DO PRÊMIO ABRAÇO / PRÊMIO ABRA (01/11 – SEG – 19H)

DEIXE UMA RESPOSTA