Lauro César Muniz autor de grandes sucessos da teledramatugia brasileira comenta sua nova novela: “Cidadão Brasileiro”

Lauro César Muniz nasceu em Ribeirão Preto no dia 16 de janeiro de 1938. Iniciou a carreira escrevendo para teatro, tendo ganho em 1959 dois prêmios por sua peça Este Ovo É um Galo.

Em 1963, é encenada a peça que lhe daria maior projeção, O Santo Milagroso, que depois seria adaptada para cinema e televisão.

Em 1966, escreve sua primeira telenovela, Ninguém Crê em Mim, produzida pela TV Excelsior.

Em 1970, escreve uma bem-sucedida novela adaptando o romance As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, para uma produção da TV Record, emissora na qual faria ainda Os Deuses Estão Mortos e sua seqüência Quarenta Anos Depois.

Sua estréia na Rede Globo acontece em 1972, como substituto do autor Bráulio Pedroso na tarefa de escrever a novela O Bofe. Trabalho considerado satisfatório, Lauro então recebe carta branca para escrever uma história com autor principal, e estréia de fato como novelista na emissora com Carinhoso.

Em 1974, começa junto com Gilberto Braga, a escrita da novela Corrida do Ouro, mas acaba levando a empreitada adiante sozinho a partir de um determinado ponto, já que Gilberto, inexperiente à época, não se habituou ao ritmo de trabalho.

Seu primeiro grande sucesso na Globo (e uma das mais representativas telenovelas brasileiras) vem em 1975, no horário nobre das 20h: Escalada, que conta a trajetória de Antônio Dias (Tarcísio Meira), personagem inspirado no próprio pai de Lauro César.

Lauro escreveu outros grandes sucessos na Globo, como, “O Salvador da Pátria” em 1989. Depois de cinco anos sem emplacar nenhum de seus projetos na Rede Globo, entre os quais uma minissérie sobre o poeta Castro Alves e uma outra de nome A Imperatriz do Café, Lauro César Muniz transferiu-se para a Record e desenvolve uma nova história, de nome Cidadão Brasileiro, para o horário nobre. A trama tem elementos de sua clássica Escalada, e seu eixo central é ascensão de um homem, da juventude à velhice.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA