Fazer parte da Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA é uma maneira de lutar pelos direitos do roteirista no mercado audiovisual brasileiro. Sabemos que vários profissionais possuem remuneração inadequada, não recebem créditos sobre seus trabalhos, são obrigados a assinar contratos abusivos, a trabalhar como ghost writers e a aceitar condições que não lhes favorecem profissionalmente.
A ABRA trabalha para impedir que essas práticas predatórias prejudiquem a formação, o desenvolvimento e a atuação dos roteiristas no mercado. Dentre as ações que a ABRA realiza, destacam-se a participação nos projetos de atualização de leis e outras políticas públicas do Audiovisual, como a revisão da lei do Direito Autoral, fundamental para que os roteiristas sejam remunerados pela exibição das suas obras, assim como já acontece com os músicos. A ABRA participou das reuniões e dos grupos de trabalho, além de contribuir em consultas públicas.
Ao fazer parte da Associação, você pode ajudar nesse processo e também participar dos debates em nossas listas fechadas de e-mails, comitês e grupos de trabalho. Eventualmente a ABRA firma convênios e parcerias com eventos do mercado, profissionais e instituições de ensino para oferecer descontos e vantagens aos associados.
O que é preciso ter para fazer parte da ABRA?
Você precisa atender a pelo menos um dos seguintes critérios.