Regulamento

PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO 2017

A Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) institui e regulamenta a 1a edição do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO, a ser conferido em 2017, observando os dispositivos detalhados a seguir.

1. O PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO tem a finalidade de contribuir para o reconhecimento da importância dos autores brasileiros para a indústria audiovisual nacional, dando visibilidade aos profissionais dedicados a este ofício por meio da celebração das qualidades técnicas e artísticas de filmes, séries, minisséries e novelas produzidas no país.

2.Concorrerão ao PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO as obras televisivas e cinematográficas consideradas produtos nacionais cujos roteiros sejam de autoria ou coautoria de roteiristas brasileiros, de acordo com as seguintes especificações:

2.1. Filmes de longa-metragem de ficção, de duração mínima de 70 minutos, e filmes de longa-metragem de documentário, de duração mínima de 52 minutos, estreados em circuito comercial em um ou mais Estado da Federação no período de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016.

2.2. Séries e minisséries de ficção e novelas lançadas em território nacional no período de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016.

3. Diante da inexistência de uma fonte oficial que congregue informações detalhadas sobre os produtos audiovisuais brasileiros lançados e exibidos em território nacional, a Comissão Organizadora do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO comporá, segundo seus próprios critérios e possibilidades, a lista de obras indicadas, buscando para tanto realizar um levantamento de exibição dos produtos aptos a participarem do presente concurso.

3.1 A Comissão Organizadora do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO reserva-se o direito de indicar e premiar, ou não, quaisquer roteiros em quaisquer categorias, conservando para si todas as prerrogativas referentes aos processos de indicação, votação e premiação, o que inclui a possibilidade de não premiar ou indicar roteiros para todas as categorias indicadas no item 8 infra.

3.2. Estão aptas a concorrer ao prêmio ABRA os produtos produzidos pelas plataformas VOD em que haja curadoria.

4. A lista dos indicados será divulgada no site da ABRA, e em seus demais meios de comunicação.

5. A votação se dará somente por meio eletrônico e será feita de modo secreto em página criada especialmente para este fim e que será hospedada no website oficial da ABRA.

6. Estão aptos a votar, de forma exclusiva, todos os roteiristas associados à ABRA que estejam em dia com sua contribuição associativa.

7. As categorias a serem votadas serão:

(a) Melhor Roteiro de Longa-Metragem de Ficção
(b) Melhor Roteiro de Longa-Metragem de Documentário
(c) Melhor Roteiro de Telenovela
(d) Melhor Roteiro de Série ou Minissérie de Ficção para grade de 30 minutos
(e) Melhor Roteiro de Série ou Minissérie de Ficção para grade de 60 minutos
(f) Melhor Roteiro de Série ou Minissérie de Ficção para o público Infantil e Infanto-Juvenil

8. A votação ocorrerá em dois turnos: Indicação e Premiação.

8.1. No primeiro turno, correspondente à Indicação, cada votante poderá escolher até 5 (cinco) obras para cada categoria. A Comissão Organizadora do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO realizará a contagem dos votos para definir as 5 (cinco) obras mais votadas em cada categoria e estas serão consideradas as finalistas para o próximo turno de votação correspondente à Premiação.

8.2. As obras finalistas serão anunciadas no site da ABRA em 12/06/2017.

8.3. No dia seguinte ao anúncio das obras finalistas, será dado início o segundo turno de votação, correspondente à Premiação. Nesta etapa cada votante poderá escolher apenas 1 (uma ) obra para cada categoria.

8.4. O processo de votação se encerrará no às 23h59min do dia 30/06/2017.

9. O resultado do processo de votação se constitui em decisão soberana dos conjuntos dos associados da ABRA e não admitirá qualquer tipo de recurso.

10. O anúncio dos roteiristas vencedores será feito na cerimônia de premiação que se constituirá em evento privado da ABRA a ser anunciado no site da associação e para o qual serão convidados todos os autores finalistas, além de outros profissionais que a Comissão Organizadora do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO julgue pertinentes.

10.1. A premiação consistirá em um certificado emitido pela ABRA e em um troféu a ser produzido pela Comissão Organizadora.

11. A cerimônia de premiação do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO fará ainda uma homenagem a um roteirista de destacada trajetória na cinematografia e/ou teledramaturgia nacional.

11.1. A definição do profissional a ser homenageado nos termos do artigo 12, supra, será feita por decisão interna da Diretoria da ABRA e se constituirá em decisão soberana irrecorrível.

12. A Comissão Organizadora do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO poderá a qualquer tempo prorrogar os prazos previstos nos artigos, conforme julgue adequado, comprometendo-se desde já a tornar pública previamente eventuais alterações no constante no presente regulamento.

13. A Comissão Organizadora do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO não se responsabilizará de nenhum modo por quaisquer despesas referentes à participação dos roteiristas e/ou de suas obras no presente certame ou em sua cerimônia de premiação.

14. Situações excepcionais a este regulamento serão decididas exclusivamente pela Comissão Organizadora do PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO.

15. Toda e qualquer dúvida decorrente do presente regulamento deverá ser encaminhada ao e-mail contato@abra.art.br.