1º Prêmio ABRA de Roteiro é uma iniciativa da Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA, no sentido de reconhecer e valorizar a profissão de autor-roteirista. Nesta primeira edição do prêmio, concorreram as obras exibidas comercialmente no ano de 2016.

A premiação contou com um total de 195 obras concorrendo em seis categorias diferentes. A votação ocorreu em dois turnos, onde os roteiristas membros da ABRA puderam votar em suas obras favoritas. No primeiro turno, cada membro votante escolheu até cinco obras em cada categoria.

As cinco obras mais votadas passaram para a segunda fase, na qual os associados votaram novamente escolhendo apenas uma obra. A votação foi encerrada no dia 02/07. Os vencedores de cada categoria foram anunciados em evento realizado na sede da Lagoa do Jockey Club do Rio de Janeiro, na noite do dia 10/07/2017.

Abaixo a lista dos vencedores:

Longa-metragem Ficção: Kleber Mendonça Filho – Aquarius

Longa-metragem Documentário:  Di Moretti – Do pó da Terra

Infantojuvenil: Juliano Enrico, Daniel Furlan, Caito Mainier, David Benincá, Raul Chequer, Arnaldo Branco, Zé Brandão, Vini Wolf, Pedro Leite, Nigel Goodman, Felipe Berlinck, Valentina Castello Branco, Elena Altheman, Victor Canela, Arthur Warren, Marcos Ferraz, Luciano Sant’anna – Irmão do Jorel

Novela: Maria Helena Nascimento, Angela Chaves, Chico Soares, Claudio Lisboa, Daisy Chaves e Eliane Garcia – Rock Story

Série 30′: Newton Cannito, Helena Petta, Marcos Takeda e Ana Petta – Unidade Básica

Série 60′: Manuela Dias, Lucas Paraízo, Mariana Mesquita e Roberto Vitorino – Justiça

Além dos premiados em cada categoria, a primeira edição do Prêmio ABRA de Roteiro homenageou o autor Manoel Carlos pelo conjunto de sua obra.

Reconhecer a importância do roteiro no processo de produção audiovisual e valorizar os roteiristas, é fundamental para o aperfeiçoamento e crescimento da nossa indústria. Apoie essa iniciativa!