CARTA ABERTA: ROTEIRISTAS EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A ABRA – Associação Brasileira de Autores-Roteiristas – é uma associação que congrega 450 Autores-Roteiristas, que escrevem para os mais variados formatos narrativos, de curtas, séries e webséries a novelas, filmes e minisséries. Tem entre seus quadros autores de diferentes espectros políticos e ideológicos.

Vemos com muita preocupação o turbulento cenário político que o Brasil enfrenta neste momento e queremos manifestar nosso absoluto repúdio a qualquer iniciativa que coloque em risco a democracia e a defesa intransigente dos direitos humanos.

É também com grande preocupação que a ABRA vê propostas de extinção do Ministério da Cultura ou da indicação de nomes para ocupá-lo que não têm qualquer histórico de execução de políticas públicas. Defendemos, desde já, a manutenção das políticas e avanços para o setor obtidos durante todo nosso período democrático, especialmente com a fundação da ANCINE em 2001, incorporando as conquistas dos últimos anos, como a criação do Fundo Setorial do Audiovisual, solidificando uma das indústrias mais fortes do país que cresce a uma média de 5% ao ano.

Como uma Associação defensora de Autores que trabalham essencialmente com sua liberdade criativa, a ABRA quer externar a necessidade da sociedade brasileira e dos candidatos que disputam a eleição de firmarem compromisso permanente com a liberdade de expressão. Repudiamos desde já qualquer ação que represente retrocesso e coloque em ameaça esse direito, como a censura e a restrição das liberdades de associação e manifestação que são fundamentais para o exercício do nosso ofício.

Atenciosamente,

ABRA
Leo Garcia é sócio da Coelho Voador, uma das principais produtoras de roteiro do Brasil. Mestre em Roteiro de Ficção para TV e Cinema (UPSA – Salamanca, Espanha), escreveu roteiros para longas, curtas e séries, tendo vencido diversos editais e premiações. Já teve trabalhos exibidos na RBSTV, Globo Internacional, TV BRASIL, Canal Brasil, TVE, Prime Box Brazil e festivais mundo afora. Leo é o diretor-geral do FRAPA, o maior festival de Roteiro da América Latina.