A principal luta que a ABRA trava atualmente está relacionada à questão dos direitos autorais dos autores-roteiristas. A lei de direito autoral reconhece como autores de uma obra audiovisual o roteirista, o diretor e o músico. Atualmente, apenas os músicos recebem valores referentes à execução pública de suas obras. Os roteiristas e diretores estavam desamparados nessa área, até o final do mês de Setembro de 2016.

Congresso Mundial de Criadores do Audiovisual

Congresso Anual da W&DW
O Congresso Mundial de Autores do Audiovisual foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de Setembro deste ano, e reuniu diretores, roteiristas, gestores do audiovisual além de advogados especializados em direito autoral. O evento foi organizado pela DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual), com o patrocínio da CISAC, confederação que reúne entidades de autores e compositores, da W&DW (Writers & Directores Worldwide) e da ADAL (Alianza de Directores Audiovisuales Latinoamericanos).

Neste congresso, a DBCA anunciou a primeira distribuição de direitos autorais oriundos da comunicação pública de obras de diretores brasileiros no exterior. Cerca de 40 diretores irão receber um total de US$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil dólares) recolhidos na Argentina, referente à execução de suas obras nos últimos cinco anos.

Fundação da GEDAR

Assembléia de Fundação da GEDAR
Assembléia de Fundação da GEDAR

No que diz respeito aos roteiristas, a entidade que irá realizar o recolhimento e distribuição desses valores será a GEDAR (Sociedade Gestora de Direitos Autorais de Autores Roteiristas). A primeira assembléia aconteceu no dia 27 de Setembro no Rio de Janeiro e a fundação foi divulgada durante o congresso.

A articulação para a criação dessa entidade contou com a participação ativa de diversos diretores e membros da ABRA. O site da GEDAR será lançado em breve e trará mais informações sobre o andamento desse processo de recolhimento e distribuição de direitos aos roteiristas brasileiros.

Assembléia de Fundação da GEDAR
Diretores e alguns dos membros fundadores da GEDAR na primeira assembleia.

DEIXE UMA RESPOSTA