A Diretoria da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas – esteve na ANCINE para uma reunião com o Secretário de Políticas de Financiamento, Sr. Paulo Alcoforado. No encontro, foram debatidos assuntos relacionados ao recente edital de desenvolvimento de projetos por meio dos núcleos criativos, o PRODAV 03/2016. Algumas das mudanças promovidas para este edital foram percebidas, pela ABRA e pelos roteiristas de um modo geral, como um retrocesso em relação aos editais anteriores.

Mudanças no PRODAV 03/2016

O PRODAV 03 tem por característica o fomento ao desenvolvimento de projetos, investindo na etapa inicial da cadeia de produção audiovisual: a criação e o roteiro. Contudo, as mudanças que o edital de 2016 trouxe não favorecem os roteiristas, que são os maiores interessados nessa linha de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Recentemente, a ABRA enviou uma carta ao Sr. Paulo Alcoforado, onde explicitou os problemas que essas alterações trazem à nossa classe. Você pode conferir aqui a íntegra da carta.

Próximo passo

O Presidente da ABRA, Ricardo Hofstetter, a Diretora Estratégica, Sylvia Palma e a conselheira, Camila Agustini, estiveram presentes na reunião com o Paulo Alcoforado. A ABRA foi muito bem recebida e teve suas reivindicações ouvidas pela ANCINE. Para dar continuidade nesse trabalho de melhoria do PRODAV 03, a ABRA vai organizar uma pesquisa para entender como o mercado está funcionando com relação aos núcleos criativos.

DEIXE UMA RESPOSTA