A Associação foi representada por Renê Belmonte.

O que é a Panartes?

Panartes significa Federação Panamericana de Sindicatos de Artes, Meios de Comunicação e Espetáculo. Complicado? Piora. Ela faz parte da UNI-MEI (Union Network International), que representa as Artes, Meios de Comunicação e Espetáculo. . A PANARTES, a BLADA (Bloco de atores Latino Americanos) e a Federação Internacional de Músicos (FIM-GRM) compõe a CREA(Entertainment Sector Regional Coordinator of the Américas).
A Panartes foi criada em 1991 e a última Assembléia foi em SP, em 2002. O presidente atual é o argentino JOSE PEREZ NELLA.

Objetivos da Assembléia

A desregulamentação do setor e a crescente concentração da produção (em nível regional e internacional) estão enfraquecendo as condições de trabalho dos profissionais da área, limitando a diversidade e independência dos meios de comunicação. A solução? Os sindicatos e associações das Américas se unirem para barganhar juntas, porque junto com esses problemas novas oportunidades têm surgido ao mesmo tempo.

A Pauta

São 5 tópicos:

  • Discutir o Situação do Setor de Mídia e entretenimento nas Américas: Desemprego, oportunidades iguais e liberdade de participação.
  • As mudanças que estão ocorrendo no Trabalho, Formas de Remuneração e Garantias Sociais neste setor.
  • Os Afiliados da Panartes dentro da UNI e UNI-Américas.
  • Formas de reação quanto à desregulação, privatização e concentração Internacional da Mídia.
  • Estratégias para uma ação mais efetiva da Panartes e da UNI-MEI para: Solidariedade, encorajar a organização e negociações coletivas, diálogo social e Lobby transnacional.

Quem quiser se inteirar mais, pode visitar o site.

Renê participou da Panartes para: mostrar que a Associação dos Roteiristas de Televisão, Cinema e Outras Mídias do Brasil já é grande, conhecida e representativa o suficiente para se firmar como a única Associação de Roteiristas, de todo o Brasil e de todos os meios, em especial cinema e, claro, TV.

O grande saldo da participação da Associação foi o contato de Renê Belmonte com representante da WGA, com reais possibilidades futuras de parcerias. A WGA foi convidada para participar para vir à Maratona de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA