Fazer parte da Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA é uma maneira de lutar pelos direitos do roteirista no mercado audiovisual brasileiro. Sabemos que vários profissionais possuem remuneração inadequada, não recebem créditos sobre seus trabalhos, são obrigados a assinar contratos abusivos, a trabalhar como ghost writers e a aceitar condições que não lhes favorecem profissionalmente.

A ABRA trabalha para impedir que essas práticas predatórias prejudiquem a formação, o desenvolvimento e a atuação dos roteiristas no mercado. Dentre as ações que a ABRA está contribuindo ativamente no momento, podemos citar a atualização da Lei de Direito Autoral. Essa revisão da lei é muito importante para que os roteiristas sejam remunerados pela exibição das suas obras, assim como já acontece com os músicos. A ABRA participou das reuniões e dos grupos de trabalho.

Ao fazer parte da Associação, você pode ajudar nesse processo e também participar dos debates em nossas listas fechadas de e-mails. Eventualmente a ABRA firma convênios e parcerias com profissionais e instituições de ensino para oferecer descontos e vantagens aos associados.

O que é preciso ter para fazer parte da ABRA?

maquina-escrever-1

Ter escrito, sozinho ou em parceira, pelo menos um roteiro para TV, Cinema, Rádio ou Internet.

contrato-assinado

Ou ser um roteirista contratado por uma emissora ou produtora audiovisual.

É simples assim. De qualquer modo, recomendamos a leitura do texto abaixo. Em seguida, preencha o formulário de aplicação no final da página. Você deve ler também o Código de Ética dos Roteiristas. Após nos enviar o formulário, o seu pedido de ingresso será analisado pela Diretoria da ABRA.

Certifique-se de preencher corretamente seus dados de contato no formulário para que possamos lhe dar o retorno sobre o processo de admissão. Caso tenha alguma dúvida, sinta-se livre para nos mandar uma mensagem por meio de nossa página no Facebook, por meio do fórum Fale Conosco, ou ainda pelo nosso email.

Normas para admissão na ABRA.

Artigo 1° — O roteirista profissional, para fins de aceitação como associado da ABRA, é definido como o autor, isoladamente ou em parceria, de pelo menos um roteiro para televisão, rádio, cinema ou internet, desde que esse roteiro cumpra ao menos uma das seguintes condições:

  • Corresponda a uma obra já exibida na televisão, no cinema ou na internet;
  • Corresponda a uma obra que, embora ainda não tenha sido exibida, já tenha concluído seu processo de produção;
  • Corresponda a uma obra que ainda esteja em fase de produção para posterior exibição;
  • Tenha sido premiado ou recebido menção honrosa em concurso de reconhecida importância;
  • Tenha sido publicado em livro, numa edição profissional, com o devido registro na Biblioteca Nacional e número de ISBN.

Parágrafo primeiro – Para fins deste artigo, entenda-se:

Roteiro: como o documento escrito que contém o texto integral de filme para cinema ou de programa para televisão, rádio ou internet, e que seja estruturado em seqüências e possua indicações técnicas destinadas a orientar a direção e a produção da obra;
Obra: como todo e qualquer filme, programa, episódio, capítulo, espetáculo ou similar destinado a exibição nos cinemas, na televisão, no rádio ou na internet;
Exibição: como a veiculação da obra já produzida, sonorizada, editada e/ou montada e acompanhada dos devidos créditos de criação.

Parágrafo segundo – A simples publicação do roteiro em qualquer site ou blog da internet não caracteriza exibição e, portanto, não dá ao respectivo autor o direito de associar-se à AR.

Parágrafo terceiro – o profissional comprovadamente empregado por emissora ou produtora na função de roteirista pode ser aceito como sócio, mesmo que não cumpra as condições listadas no caput deste artigo.

Parágrafo quarto – Caberá ao postulante a associado a devida comprovação dos requisitos mencionados acima. Serão aceitas como provas contratos de trabalho, registro em carteira, nome nos créditos como autor-roteirista e outras que possam ser apresentadas, desde que devidamente avaliadas pela Diretoria.

Artigo 2° – A aceitação de novos associados é de competência da Diretoria, a qual poderá analisar cada caso diretamente ou através de comissão por ela designada.

Parágrafo único: Em nome do bom convívio entre os sócios e para resguardar o próprio funcionamento da Associação, a Diretoria se reserva o direito de vetar o ingresso de qualquer postulante a associado, mesmo que este cumpra os requisitos necessários para associar-se.

Artigo 3° – A Diretoria poderá, a qualquer tempo, desligar dos quadros da Associação o associado que manifestamente descumprir as recomendações do Código de Ética Profissional do Roteirista.

Formulário de Admissão

Dados Pessoais

Nome Completo (obrigatório)

Data de nascimento
/ /

Sexo
masculinofeminino

Nacionalidade

Naturalidade

Dados de Contato

Seu e-mail

Telefone Fixo - insira o código de área da sua região

Telefone Celular - insira o código de área da sua região

Endereço






Experiência Profissional

Onde trabalha atualmente?

Resuma sua experiência profissional

Declaro que li as normas para admissão e o Estatuto da ABRA

15SeguidoresSeguir
129SeguidoresSeguir
35SeguidoresSeguir
31SeguidoresSeguir
22InscritosInscrever